A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), vinculada administrativamente à Diretoria do ICB, é responsável por traçar políticas estratégicas, coordenar, supervisionar e assessorar atividades ligadas à Tecnologia da Informação no ICB. Sua criação ocorreu pela Resolução 01/2012 da Congregação do ICB e sua implantação ocorreu em julho de 2014.
Responsável: Davidysson Abreu Alvarenga
Nota: O contato com a gerência deve ser intermediada por meio de chamado aberto junto à Seção de Informática na Intranet do ICB, que encaminhará internamente a demanda após a triagem/análise do chamado.
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é o órgão da Universidade Federal de Minas Gerais responsável por traçar as políticas estratégicas na área de tecnologia da Informação, além de coordenar e acompanhar a implementação pelos seus órgãos executivos. Os serviços prestados são executados pelo CECOM/LCC.
Nota: A abertura de chamados na universidade foi centralizada no telefone +55 (31) 3409-4009 ou no e-mail suporte@dti.ufmg.br (Minha UFMG/DTI/CECOM/LCC). No entanto, alguns tipos de chamados serão atendidos por meio da Seção de Informática através de chamados abertos na Intranet do ICB
A Seção de Informática conta com profissionais que prestam serviços de suporte da rede do ICB, assim como também suporte nos equipamentos servidores (DNS, Site e E-mail). Os chamados são atendidos por ordem de abertura em cada tipo de serviço, com previsão de atendimento determinado pelo quantitativo de chamados abertos, com priorização no atendimento de chamados coletivos e de seções que atendam o público. Os atendimentos são feitos preferencialmente de forma remota. São realizadas 3 tentativas de localização do solicitante para fazer o atendimento, onde ficará cancelado até que o usuário reabra o chamado. Os chamados que não puderem ser atendidos por limitações técnicas / soluções inexistentes serão cancelados e informados aos usuários.
Responsável: Neimar Ramos Ribeiro
Nota: A abertura de chamados deve ser feita na Intranet do ICB. Internamente os atendimentos são divididos em 1º (atendimento simples) e 2º nível (atendimento especializado) pela Seção de Informática e de 3º nível (estudo/planejamento) pela GTI.
O Laboratório de Informática possui computadores de uso exclusivo para aulas de professores que pedirem a reserva, através do Sistema de Reservas, de forma antecipada seguindo as regras do termo de uso do laboratório, que também está afixado em local visível dentro da sala. As solicitações de reservas para o próximo semestre poderão ser feitas a partir da data de encerramento do semestre letivo atual, definido no Calendário Oficial da UFMG. O manual de uso do sistema encontra-se disponível dentro do mesmo.
Nota: A reserva da sala deve ser feita na Intranet do ICB
Todos os usuários de recursos computacionais da universidade devem observar o termo de compromisso que foi assinado digitalmente por cada usuário quando se cadastrou na universidade (disponível no site da MinhaUFMG). Quando o acesso do seu computador for bloqueado, o sistema enviará um e-mail para a pessoa responsável que cadastrou o computador, informando as instruções necessárias para o desbloqueio. A maior parte dos bloqueios é relacionado à presença de vírus, onde é necessário fazer uma varredura completa com antivirus e antimalware atualizados (caso não tenha, visite a nossa seção de Downloads)
A rede sem fio da UFMG está implantada atualmente em todos os 4º andares do ICB. Aqueles que desejarem se conectar através de notebooks/tablets devem fazer uma configuração prévia, lendo todas as instruções necessárias no site da rede sem fio da UFM.
A rede sem fio no ICB, para fins de pesquisa, está implantada em diversos locais no instituto, como: N1, M1, G2, G3, H2, H3, H4, e em Laboratórios que contém roteadores wireless compatíveis. Alguns locais próximos à estes poderão ter o sinal mas sem garantia de cobertura. Aqueles que desejarem se conectar através de notebooks/tablets devem solicitar o cadastro junto à Seção de Informática por meio de Chamado (consulte o site http://www.icb.ufmg.br/wifi). Não é permitido o cadastro de celulares e outros tipos de dispositivos. O nome SSID da rede é “ICB” (no caso de Laboratórios, o nome da rede será “bloco-sala-wf”). O acesso à Internet é restrita apenas para a realização de pesquisas utilizando navegadores de Internet como Firefox, Google Chrome, dentre outros. Também foi liberado as portas para acesso FTP e SSH. Para tal, as portas 21, 22, 80 e 443 encontram-se liberadas para o acesso. Todas demais portas, assim como também o uso de softwares P2P, foram bloqueadas. Caso necessite de liberação de algumas portas específicas, gentileza encaminhar os números das portas, o nome do software que as utiliza e a justificativa para análise da GTI/ICB. Também foi criado uma estrutura que permite a identificação de todos os usuários que se conectam nesta rede, por meio dos dados cadastrados, com proteções de adulteração.
Como solicitar o acesso: a chefia ou o professor responsável, deverá abrir um chamado junto à Seção de Informática do ICB, por meio da Intranet do ICB, informando uma lista com os nomes completos dos usuários com os respectivos logins da MinhaUFMG, e os endereços físicos da placa de rede wireless. Para saber qual é o endereço físico da placa de rede wireless, clique no Menu Iniciar → Programas → Acessórios → Prompt e depois digite o comando “getmac -v” (sem as aspas). Este comando poderá listar vários dispositivos de rede presentes no notebook, procure a linha que estiver escrito a palavra “Wireless” ou “Wifi”. O endereço físico aparecerá no formato 00:00:00:00:00:00 ou 00-00-00-00-00-00 apresentando numeros de “0” a “9” e letras de “A” a “F”. A senha provisória será informada após a efetivação do cadastro.
Como aumentar a cobertura atual: Além dos locais que foram planejados para ter a cobertura inicial (blocos N1, M1, G e H), futuramente, outros locais poderão contar também com esta rede, desde que sejam fornecidos pontos de acesso cuja marca/modelo apresente características necessárias para homologação pela Seção de Informática. Durante a homologação, será avaliado se o modelo/marca permite a instalação de firmwares do tipo openwrt, dd-wrt, tomato e assemelhados. Também será avaliado se o modelo/marca possui memória flash e RAM suficiente para ser inserido na rede sem fio do ICB. Além disso, a versão do firmware deverá conter uma lista de softwares nativos ou permitir a possibilidade de inserção de novos softwares. Os modelos que estão sendo utilizados até o momento são os seguintes estão descritas no site oficial
A abertura de chamados deve ser feita na Intranet do ICB¹
Observações:
Nota: A lista dos serviços prestados são feitos apenas em horários específicos. Caso deseje atendimento em horário extra-expediente, o plantão extra-expediente oferecido pela DTI é feito através do telefone: +55 (31) 9313-0450.
Abertura de chamado no telefone +55 (31) 3409-4009 ou por e-mail: suporte@dti.ufmg.br
Confira a lista completa em: https://www.ufmg.br/dti/index.php/servicos
Nota: A lista dos serviços prestados são feitos em horário comercial. Caso deseje atendimento em horário extra-expediente, o plantão extra-expediente oferecido pela DTI é feito através do telefone: +55 (31) 9313-0450.