Instituto de Ciências Biológicas

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


informatica:politica_ti

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
informatica:politica_ti [2019/01/03 14:29]
davidysson [Política de TI do ICB]
informatica:politica_ti [2022/11/23 09:52] (atual)
davidysson
Linha 10: Linha 10:
     - Todos os endereços de IP no ICB são registrados em um sistema que identifica o computador através de seu endereço físico.     - Todos os endereços de IP no ICB são registrados em um sistema que identifica o computador através de seu endereço físico.
     - Cada registro contem as seguintes informações:​ endereço físico, bloco, sala, e-mail do responsável     - Cada registro contem as seguintes informações:​ endereço físico, bloco, sala, e-mail do responsável
-    - Cada endereço de IP só pode ser registrado para uso em um único equipamento. É vedado o uso deste endereço de IP em outro computador, mesmo que temporariamente+    - Cada ponto de rede e endereço de IP só pode ser registrado para uso em um único equipamento. É vedado o uso deste ponto de rede ou endereço de IP em outro computador, mesmo que temporariamente
     - Caso o usuário queira trocar o computador para outra sala, ou trocar por um novo computador, o registro deve ser atualizado via abertura de chamado informando o novo local / endereço físico.     - Caso o usuário queira trocar o computador para outra sala, ou trocar por um novo computador, o registro deve ser atualizado via abertura de chamado informando o novo local / endereço físico.
-    - Pedidos de novo IP deverá ser avaliado pela Seção de Informática antes do equipamento ser comprado, para saber se existirá a infraestrutura necessária para a sua conexão, podendo envolver a necessidade de planejamento de expansão da rede com aquisição de novos ativos de rede e cabeamento. Neste sentido, deverá ocorrer uma consulta prévia ANTES da aquisição,​ uma vez que o número de IPs e/ou portas disponíveis para a conexão são limitadas, havendo ​necessidade de compras para expansão da rede que atende ​o local.+    - Pedidos de novo ponto de rede ou endereço ​IP deverá ser avaliado pela Seção de Informática antes do equipamento ser comprado, para saber se existirá a infraestrutura necessária para a sua conexão, podendo envolver a necessidade de planejamento de expansão da rede de dados com aquisição de novos ativos de rede e cabeamento, além também de verificar junto à Gerência de Infraestrutura a capacidade de carga elétrica e se haverá necessidade de expansão na rede elétrica. Neste sentido, deverá ocorrer uma consulta prévia ANTES da aquisição ​dos equipamentos, uma vez que o número de IPs e/ou portas disponíveis para a conexão são limitadas
 +    - Em locais que existe a necessidade de pontos múltiplos, é necessário ​que o equipamento que fará a comutação da rede (switch) seja mínimo gigabit e administrável por um endereço de IP configurado no mesmo, ou seja, deverá ser do tipo gerenciável ou do tipo smart (parcialmente gerenciável). Existem switches com 5, 8, 16, 24 e 48 portas, sendo 1 destas portas utilizadas para a conexão do cabo da Internet. Este tipo de equipamento deverá ser fixado em um local protegido por um rack, e com o fornecimento de energia de forma ininterrupta. A Seção de Informática do ICB não poderá prestar suporte neste equipamento in loco a não ser que seja de forma remota ou dentro da Seção de Informática,​ uma vez que este estará funcionando dentro das dependências do setor/​laboratório.
     - Caso o usuário utilize endereço de IP diferente do registrado ocorrerá um bloqueio até a sua regularização     - Caso o usuário utilize endereço de IP diferente do registrado ocorrerá um bloqueio até a sua regularização
     - Eventos de bloqueios ocorridos em equipamentos comutadores de rede (exemplo: roteadores wireless) são de responsabilidade do responsável pelo local registrado. O desbloqueio somente será possível se o responsável trocar a senha e informar os dados da pessoa de sua equipe que acessou ou compartilhou algum material indevido     - Eventos de bloqueios ocorridos em equipamentos comutadores de rede (exemplo: roteadores wireless) são de responsabilidade do responsável pelo local registrado. O desbloqueio somente será possível se o responsável trocar a senha e informar os dados da pessoa de sua equipe que acessou ou compartilhou algum material indevido
     - Todos as solicitações de desbloqueios devem ser feitos via site do ICB -> Seção Intranet -> Seção de Informática - Abertura de Chamado, utilizando qualquer computador com acesso à Internet, mesmo que em outro local.     - Todos as solicitações de desbloqueios devem ser feitos via site do ICB -> Seção Intranet -> Seção de Informática - Abertura de Chamado, utilizando qualquer computador com acesso à Internet, mesmo que em outro local.
     - Caso o computador esteja conectado por meio de um cabo de rede ligado nas portas traseiras de um roteador wireless, este também deverá estar cadastrado previamente.     - Caso o computador esteja conectado por meio de um cabo de rede ligado nas portas traseiras de um roteador wireless, este também deverá estar cadastrado previamente.
 +    - A infraestrutura atual de rede cabeada no instituto tem capacidade para atender apenas os seguintes quantitativos de pontos dentro de cada setor ou laboratório:​
 +      - 1 ponto para computador de mesa de professor/​técnico-administrativo do quadro (previamente cadastrado)
 +      - 1 ponto para roteador wireless (para atender o setor ou laboratório inteiro)
 +      - 1 ponto para computador de mesa multiusuário para atender alunos (computador previamente cadastrado)
 +      - 1 ponto de rede para servidor (se houver portas livres, sob avaliação)
 +      - 1 ponto de rede para equipamento científico (se houver portas livres, sob avaliação)
 +      - Celulares e notebooks deverão utilizar a rede sem fio da UFMG, do ICB, ou a do bloco/sala (Laboratório/​Setor).
 +      - Não há canais 2.4ghz livres para liberação de pontos para roteadores adicionais (exceto para laboratórios gigantes que precisam de mais de 1 equipamento para cobertura de sinal, caso o atual não atenda se for realocado em um local mais adequado)
 +      - Caso seja necessário mais pontos de rede, será necessário fazer uma expansão da rede com a aquisição de ativos de rede adicionais nos corredores do instituto.
   - Rede sem fio   - Rede sem fio
     - O acesso sem fio deve ser feito pela rede sem fio da UFMG, seguindo os passos do site [[http://​www.redesemfio.ufmg.br]]     - O acesso sem fio deve ser feito pela rede sem fio da UFMG, seguindo os passos do site [[http://​www.redesemfio.ufmg.br]]
-    - O acesso também poderá ser feito pela rede sem fio do ICB, seguindo os passos do site [[http://​www.icb.ufmg.br/​wifi]].+    - O acesso também poderá ser feito pela rede sem fio do ICB, se o uso for somente para fins científicos/​corporativos,​ em apenas em notebooks ou tablets, seguindo os passos do site [[http://​www.icb.ufmg.br/​wifi]].
     - No caso de Laboratórios ou outros locais que já possuem acesso por meio de roteador wireless existente no local, os mesmos poderão acessar à Internet desde que sejam utilizados modelos compatíveis com o Sistema WICB.     - No caso de Laboratórios ou outros locais que já possuem acesso por meio de roteador wireless existente no local, os mesmos poderão acessar à Internet desde que sejam utilizados modelos compatíveis com o Sistema WICB.
     - As regras de uso do Sistema WICB e a lista de equipamentos compatíveis estão disponíveis no site oficial: [[http://​www.icb.ufmg.br/​wifi]].     - As regras de uso do Sistema WICB e a lista de equipamentos compatíveis estão disponíveis no site oficial: [[http://​www.icb.ufmg.br/​wifi]].
     - Troca ou aquisição de equipamentos,​ novos ou usados, só poderão ser ligados na rede se forem compatíveis com o referido sistema. ​     - Troca ou aquisição de equipamentos,​ novos ou usados, só poderão ser ligados na rede se forem compatíveis com o referido sistema. ​
     - O roteador antigo, que for trocado por um novo, só poderá ser reutilizado no instituto caso seja compatível com o referido sistema.     - O roteador antigo, que for trocado por um novo, só poderá ser reutilizado no instituto caso seja compatível com o referido sistema.
-    - Cada bloco/sala só poderá ter um único roteador wireless local.  +    - Cada bloco/sala só poderá ter um único roteador wireless local, desde que compatível com o sistema WICB, mesmo que seja necessário ter mais de uma rede sem fio para grupos distintos, pois é possível criar até 3 subredes Wifi por meio de um só roteador wireless. Em salas grandes poderá ser liberado a permissão de uso de uma unidade adicional, para completar o sinal, caso a realocação do equipamento em um novo local não melhore o sinal por todo o espaço.  
-    - Alguns ​modelos de roteadorescom o sistema WICB, permite a criação de subredes wireless adicionais, ​independentes, no mesmo aparelho, de forma fornecer acesso diferenciado conforme o tipo de público, como por ex: uma subrede para alunos, outra para visitantes, outra para professores,​ etc.+    - Conforme parágrafo anterior, a maior parte dos modelos de roteadores ​compatíveis ​com o sistema WICB, permite a criação de até 3 subredes wireless adicionais, ​com trafego independente, no mesmo aparelho, de forma segura e protegida dentro de cada grupo, para fornecer acesso diferenciado conforme o tipo de grupo ou público, como por ex: uma subrede para alunos, outra para visitantes, outra para professores,​ etc.
     - Com o sistema WICB, em alguns modelos, é possível configurar o login/senha da MinhaUFMG para a conexão no roteador wireless local.     - Com o sistema WICB, em alguns modelos, é possível configurar o login/senha da MinhaUFMG para a conexão no roteador wireless local.
-    - Sendo assim, consulte ​a Seção de Informática sempre antes de qualquer troca ou aquisição. +    - Consulte ​a Seção de Informática sempre antes de qualquer troca ou aquisição. 
- +    - Maiores informações consulte as normas da [[gti:​index|Gerência de Tecnologia da Informação - GTI]] 
- +  ​- ​Suporte em computadores particulares ou em notebooks (particulares ou não) 
-===== Suporte em computadores particulares ou em notebooks (particulares ou não) ===== +    - Computadores particulares (de mesa) poderão se conectar na rede cabeada do ICB, desde que tenha vaga disponível na infraestrutura de rede do Instituto. Para tal, deve-se fazer o registro formal de bem particular junto ao Setor de Patrimonio, além do registro do endereço físico no catalogo de rede, mesmo quando a conexão for por meio de cabo de rede ligado nas portas traseiras de algum roteador wireless. 
- +    - Notebooks, patrimoniados ou particulares,​ devem se conectar à rede sem fio da UFMG, do ICB ou do Laboratório,​ seguindo os passos descritos no site [[http://​www.redesemfio.ufmg.br]] ou [[http://​www.icb.ufmg.br/​wifi]]. Caso o notebook seja utilizado no lugar de um computador de mesa inexistente (Desktop), ele poderá se conectar na rede cabeada, desde que tenha vaga disponível na infraestrutura de rede do Instituto. 
-  ​- Computadores particulares (de mesa) poderão se conectar na rede cabeada do ICB, desde que tenha vaga disponível na infraestrutura de rede do Instituto. Para tal, deve-se fazer o registro formal de bem particular junto ao Setor de Patrimonio, além do registro do endereço físico no catalogo de rede, mesmo quando a conexão for por meio de cabo de rede ligado nas portas traseiras de algum roteador wireless. +    - É vedado o atendimento de chamados relacionados ao hardware/​software presente em equipamentos particulares. 
-  - Notebooks, patrimoniados ou particulares,​ devem se conectar à rede sem fio da UFMG, do ICB ou do Laboratório,​ seguindo os passos descritos no site [[http://​www.redesemfio.ufmg.br]] ou [[http://​www.icb.ufmg.br/​wifi]]. Caso o notebook seja utilizado no lugar de um computador de mesa inexistente (Desktop), ele poderá se conectar na rede cabeada, desde que tenha vaga disponível na infraestrutura de rede do Instituto. +    - Sobre a conexão cabeada supracitada,​ os equipamentos só poderão ser inseridos na rede cabeada se houver vaga na infraestrutura de rede do Instituto para a sua conexão dentro das normas técnicas vigentes. Caso inexista alguma vaga na infraestrutura,​ será necessário fazer uma expansão da rede que pode envolver aquisições de ativos/​passivos necessários ao longo do trajeto percorrido. 
-  - É vedado o atendimento de chamados relacionados ao hardware/​software presente em equipamentos particulares. +    - É vedada a conexão cabeada temporária para uso de computadores e notebooks no Instituto, uma vez que inexiste vagas na infraestrutura para tal
-  - Sobre a conexão cabeada supracitada,​ os equipamentos só poderão ser inseridos na rede cabeada se houver vaga na infraestrutura de rede do Instituto para a sua conexão dentro das normas técnicas vigentes. Caso inexista alguma vaga na infraestrutura,​ será necessário fazer uma expansão da rede que pode envolver aquisições de ativos/​passivos necessários ao longo do trajeto percorrido. +
-  - É vedada a conexão cabeada temporária para uso de computadores e notebooks no Instituto, uma vez que inexiste vagas na infraestrutura para tal+
  
  
informatica/politica_ti.1546532964.txt.gz · Última modificação: 2019/01/03 14:29 por davidysson