Instituto de Ciências Biológicas

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


informatica:especificacao_roteador_wifi

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
informatica:especificacao_roteador_wifi [2021/11/24 17:26]
davidysson criada
informatica:especificacao_roteador_wifi [2023/05/18 10:47] (atual)
davidysson
Linha 1: Linha 1:
-====== Roteador wifi gigabit de grande ​porte para Laboratórios ======+====== Roteador wifi gigabit de médio ​porte para Laboratórios ======
  
-Especificação:​+  * Especificação:​
  
-Roteador WIFI gigabit com as seguintes características:​ velocidade 1750 MBps; Banda dupla de 2.4 GHz e 5 GHz; 3 antenas externas; Porta WAN gigabit; 4 Portas LAN gigabit; Porta USB; Padrão 802.11ac; ​8MiB de memória Flash ou superior; 128MiB de memória RAM; CPU de 720Mhz ou superior; Compatibilidade com firmwares OpenWrt ou DD-WRT; Marca e modelo de referência:​ TP-LINK Archer C7 (ou equivalente,​ desde que atendido todos os demais requisitos).+Roteador WIFI gigabit com as seguintes características:​ velocidade 1750 MBps; Banda dupla de 2.4 GHz e 5 GHz; 3 antenas externas; Porta WAN gigabit; 4 Portas LAN gigabit; Porta USB; Padrão 802.11ac; ​16MiB de memória Flash; 128MiB de memória RAM; CPU de 720Mhz ou superior; Compatibilidade com firmwares OpenWrt ou DD-WRT; Marca e modelo de referência:​ TP-LINK Archer C7 v2 ou superior ​(ou outro modelo ​equivalente,​ desde que atendido todos os demais requisitos).
  
-Justificativa:​+  * Justificativa:​
  
 O acesso da Internet sem fio oferecida pela universidade possui algumas limitações de velocidade, devido à quantidade de usuários conectados simultaneamente. Há um histórico de quedas ocasionais de acesso por problemas em alguns pontos de acesso, na controladora central ou quando ocorrem manutenções programadas. A inclusão de um acesso sem fio próprio para o laboratório promove uma forma adicional de acesso sem fio e exclusivo para o laboratório. O acesso da Internet sem fio oferecida pela universidade possui algumas limitações de velocidade, devido à quantidade de usuários conectados simultaneamente. Há um histórico de quedas ocasionais de acesso por problemas em alguns pontos de acesso, na controladora central ou quando ocorrem manutenções programadas. A inclusão de um acesso sem fio próprio para o laboratório promove uma forma adicional de acesso sem fio e exclusivo para o laboratório.
Linha 11: Linha 11:
 No instituto de Ciências Biológicas,​ o acesso à rede sem fio no ICB é controlado por um sistema chamado WICB. Este sistema gerencia e controla toda a rede sem fio por meio de equipamentos compatíveis com firmwares OpenWrt ou DD-WRT. Estes firmwares são baseados no linux, sistema operacional necessário para aplicar todas proteções de segurança que o sistema promove contra violações de dados institucionais tanto na rede interna do laboratório,​ quanto na rede do instituto. Além disso, o referido sistema atende a legislação em relação a identificação de usuários quando ocorrer algum processo sobre crime cibernético ou quando houver mau uso da rede. No instituto de Ciências Biológicas,​ o acesso à rede sem fio no ICB é controlado por um sistema chamado WICB. Este sistema gerencia e controla toda a rede sem fio por meio de equipamentos compatíveis com firmwares OpenWrt ou DD-WRT. Estes firmwares são baseados no linux, sistema operacional necessário para aplicar todas proteções de segurança que o sistema promove contra violações de dados institucionais tanto na rede interna do laboratório,​ quanto na rede do instituto. Além disso, o referido sistema atende a legislação em relação a identificação de usuários quando ocorrer algum processo sobre crime cibernético ou quando houver mau uso da rede.
  
-Por esta razão, o equipamento deve possuir pelo menos 8MiB de memória Flash para receber atualizações de segurança ao longo do tempo. De acordo com informações do OpenWrt, quantidade inferior de memória Flash é insuficiente para receber ​tais atualizações. Além disso, como o equipamento será utilizado de forma simultânea por mais de 10 pessoas, há necessidade de se ter pelo menos 128MiB de memória RAM e processador com frequência de pelo menos 720mhz, tendo em vista que quanto mais pessoas ​se conectam simultaneamente,​ mais processador e memoria RAM são necessários para processar as conexões dentro do equipamento. Além disso, o equipamento deve possuir uma porta WAN na velocidade gigabit, tendo em vista que a porta padrão de 100Mb/s é insuficiente para mais de 10 usuários, já que a divisão de 100 por 10 daria apenas 10Mb/s para cada usuário, sendo esta velocidade insuficiente para participar de videoconferências,​ dentre outros.+Por esta razão, o equipamento deve possuir pelo menos 16MiB de memória Flash para receber atualizações ​(incluindo os de segurançaao longo do tempo. De acordo com informações do OpenWrt, quantidade inferior de memória Flash é insuficiente para instalar os pacotes necessários,​ além de impossibilitar ​receber atualizações ​futuras. Além disso, para não ocorrer problemas de instabilidade, como o equipamento será utilizado de forma simultânea por cerca de 30 dispositivos de usuários, há necessidade de se ter pelo menos 128MiB de memória RAM e processador com frequência de pelo menos 720mhz, tendo em vista que quanto mais dispositivos de usuários ​se conectam simultaneamente,​ mais processador e memoria RAM são necessários para processar as conexões dentro do equipamento. Além disso, o equipamento deve possuir uma porta WAN na velocidade gigabit, tendo em vista que a porta padrão de 100Mb/s é insuficiente para mais de 10 dispositivos de usuários, já que a divisão de 100 por 10 daria apenas 10Mb/s para cada dispositivo, sendo esta velocidade insuficiente para participar de videoconferências,​ dentre outros. ​Fonte: https://​openwrt.org/​supported_devices/​432_warning
  
-O referido sistema tem uma lista de equipamentos compatíveis,​ tratados como homologados (descritos no site www.icb.ufmg.br/​wifi). Dentro da lista, observa-se a existência dos equipamentos TP-Link Archer C7 (v2, v4 ou v5), que atendem todas as características necessárias e foram testados presencialmente. Portanto, constam como homologados. Caso o fornecedor não tenha estas versões, existe a possibilidade de homologação de outras versões do mesmo equipamento (v1, v3, ou alguma versão mais nova que surgir), ou até mesmo outros modelos/​versões,​ desde que ocorra contato prévio com gti@icb.ufmg.br para ser feita uma avaliação prévia antes da compra do equipamento.+O referido sistema tem uma lista de equipamentos compatíveis,​ tratados como homologados (descritos no site www.icb.ufmg.br/​wifi). Dentro da lista, observa-se a existência dos equipamentos TP-Link Archer C7 (v2, v4 ou v5), que atendem todas as características necessárias e foram testados presencialmente. Portanto, constam como homologados. Caso o fornecedor não tenha estas versões, existe a possibilidade de homologação de outras versões do mesmo equipamento (v3, ou alguma versão mais nova que surgir), ou até mesmo outros modelos/​versões,​ desde que ocorra contato prévio com gti@icb.ufmg.br para ser feita uma avaliação prévia antes da compra do equipamento. ​Esclarecemos que hardware na v1 tem problemas na antena 5ghz (funcionará somente em 2ghz)
  
informatica/especificacao_roteador_wifi.1637785598.txt.gz · Última modificação: 2021/11/24 17:26 por davidysson