Instituto de Ciências Biológicas

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


informatica:especificacao_roteador_wifi

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
informatica:especificacao_roteador_wifi [2022/06/06 10:16]
davidysson
informatica:especificacao_roteador_wifi [2022/06/06 10:17] (atual)
davidysson
Linha 11: Linha 11:
 No instituto de Ciências Biológicas,​ o acesso à rede sem fio no ICB é controlado por um sistema chamado WICB. Este sistema gerencia e controla toda a rede sem fio por meio de equipamentos compatíveis com firmwares OpenWrt ou DD-WRT. Estes firmwares são baseados no linux, sistema operacional necessário para aplicar todas proteções de segurança que o sistema promove contra violações de dados institucionais tanto na rede interna do laboratório,​ quanto na rede do instituto. Além disso, o referido sistema atende a legislação em relação a identificação de usuários quando ocorrer algum processo sobre crime cibernético ou quando houver mau uso da rede. No instituto de Ciências Biológicas,​ o acesso à rede sem fio no ICB é controlado por um sistema chamado WICB. Este sistema gerencia e controla toda a rede sem fio por meio de equipamentos compatíveis com firmwares OpenWrt ou DD-WRT. Estes firmwares são baseados no linux, sistema operacional necessário para aplicar todas proteções de segurança que o sistema promove contra violações de dados institucionais tanto na rede interna do laboratório,​ quanto na rede do instituto. Além disso, o referido sistema atende a legislação em relação a identificação de usuários quando ocorrer algum processo sobre crime cibernético ou quando houver mau uso da rede.
  
-Por esta razão, o equipamento deve possuir pelo menos 16MiB de memória Flash para receber atualizações (incluindo os de segurança) ao longo do tempo. De acordo com informações do OpenWrt, quantidade inferior de memória Flash é insuficiente para instalar os pacotes necessários,​ além de impossibilitar receber atualizações futuras. Além disso, para não ocorrer problemas de instabilidade,​ como o equipamento será utilizado de forma simultânea por cerca de 30 dispositivos de usuários, há necessidade de se ter pelo menos 128MiB de memória RAM e processador com frequência de pelo menos 720mhz, tendo em vista que quanto mais dispositivos de usuários se conectam simultaneamente,​ mais processador e memoria RAM são necessários para processar as conexões dentro do equipamento. Além disso, o equipamento deve possuir uma porta WAN na velocidade gigabit, tendo em vista que a porta padrão de 100Mb/s é insuficiente para mais de 10 usuários, já que a divisão de 100 por 10 daria apenas 10Mb/s para cada usuário, sendo esta velocidade insuficiente para participar de videoconferências,​ dentre outros. Fonte: https://​openwrt.org/​supported_devices/​432_warning+Por esta razão, o equipamento deve possuir pelo menos 16MiB de memória Flash para receber atualizações (incluindo os de segurança) ao longo do tempo. De acordo com informações do OpenWrt, quantidade inferior de memória Flash é insuficiente para instalar os pacotes necessários,​ além de impossibilitar receber atualizações futuras. Além disso, para não ocorrer problemas de instabilidade,​ como o equipamento será utilizado de forma simultânea por cerca de 30 dispositivos de usuários, há necessidade de se ter pelo menos 128MiB de memória RAM e processador com frequência de pelo menos 720mhz, tendo em vista que quanto mais dispositivos de usuários se conectam simultaneamente,​ mais processador e memoria RAM são necessários para processar as conexões dentro do equipamento. Além disso, o equipamento deve possuir uma porta WAN na velocidade gigabit, tendo em vista que a porta padrão de 100Mb/s é insuficiente para mais de 10 dispositivos de usuários, já que a divisão de 100 por 10 daria apenas 10Mb/s para cada dispositivo, sendo esta velocidade insuficiente para participar de videoconferências,​ dentre outros. Fonte: https://​openwrt.org/​supported_devices/​432_warning
  
 O referido sistema tem uma lista de equipamentos compatíveis,​ tratados como homologados (descritos no site www.icb.ufmg.br/​wifi). Dentro da lista, observa-se a existência dos equipamentos TP-Link Archer C7 (v2, v4 ou v5), que atendem todas as características necessárias e foram testados presencialmente. Portanto, constam como homologados. Caso o fornecedor não tenha estas versões, existe a possibilidade de homologação de outras versões do mesmo equipamento (v1, v3, ou alguma versão mais nova que surgir), ou até mesmo outros modelos/​versões,​ desde que ocorra contato prévio com gti@icb.ufmg.br para ser feita uma avaliação prévia antes da compra do equipamento. O referido sistema tem uma lista de equipamentos compatíveis,​ tratados como homologados (descritos no site www.icb.ufmg.br/​wifi). Dentro da lista, observa-se a existência dos equipamentos TP-Link Archer C7 (v2, v4 ou v5), que atendem todas as características necessárias e foram testados presencialmente. Portanto, constam como homologados. Caso o fornecedor não tenha estas versões, existe a possibilidade de homologação de outras versões do mesmo equipamento (v1, v3, ou alguma versão mais nova que surgir), ou até mesmo outros modelos/​versões,​ desde que ocorra contato prévio com gti@icb.ufmg.br para ser feita uma avaliação prévia antes da compra do equipamento.
  
informatica/especificacao_roteador_wifi.txt · Última modificação: 2022/06/06 10:17 por davidysson