Instituto de Ciências Biológicas

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


gti:index

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisão Ambos lados da revisão seguinte
gti:index [2017/06/14 10:06]
davidysson [Rede sem fio do ICB]
gti:index [2023/12/11 11:06]
rafael [Localização]
Linha 44: Linha 44:
 ===== Localização ===== ===== Localização =====
  
-  * Gerência de TI: Bloco M1 (lado oposto à Diretoria) +  * Gerência de TI: Bloco N1 
-  * Seção de Informática:​ Bloco M1 (lado oposto à Diretoria)+  * Seção de Informática:​ Bloco N1
   * Laboratório de Informática:​ Bloco M1 (ao lado da Diretoria)   * Laboratório de Informática:​ Bloco M1 (ao lado da Diretoria)
-  * Suporte Minha UFMG / DTI: No CECOM e LCC/ICEX+  * Suporte Minha UFMG / DTI: Na DTI/​Reitoria ​e LCC/ICEX
  
 ===== Equipe ===== ===== Equipe =====
  
   * Davidysson Abreu Alvarenga (Analista de TI)   * Davidysson Abreu Alvarenga (Analista de TI)
-  * Neimar Ramos Ribeiro ​(Técnico em TI)+  * Solange Guimarães (Analista de TI) 
 +  * Christopher Ferreira (Técnico em TI) 
 +  * Rafael Braga Soares Righi (Técnico em TI)
   * Rodrigo Ferreira da Costa (Técnico em TI)   * Rodrigo Ferreira da Costa (Técnico em TI)
-  * Vitor Araujo Boufleur (Técnico em TI) +  * João Victor Evangelista ​(Estagiário em TI)
-  * Geraldo Henrique Fonseca ​(Estagiário em TI)+
  
  
Linha 83: Linha 84:
  
  
-==== Rede sem fio do ICB ====+==== Rede sem fio no ICB ====
  
  
-A rede sem fio do ICB, para fins de pesquisa, em fase experimental, está implantada em fase de teste piloto nos seguintes ​locais: N1, M1, H4AH4BG3B. Alguns locais próximos à estes poderão ter o sinal mas sem garantia de cobertura. Oportunamente será colocado também no G3A, G2A, G3B, H3A, H3B, H2A, H2B. Aqueles que desejarem se conectar através de notebooks/​tablets devem solicitar o cadastro junto à Seção de Informática. Não é permitido o cadastro de celulares e outros tipos de dispositivos. No momento é possível cadastrar apenas um usuário por notebook/​tablet. O nome SSID da rede experimental ​é "ICB-Teste Piloto". O acesso à Internet é restrita apenas para a realização de pesquisas utilizando navegadores de Internet como Firefox, Google Chrome, dentre outros. Para tal, as portas 21, 22, 80 e 443 encontram-se liberadas para o acesso. Todas demais portas ​foram bloqueadas, assim como também o uso de softwares P2P. Caso necessite de liberação de alguma porta específica, gentileza encaminhar os números das portas, o nome do software que as utiliza e a justificativa para análise da GTI/​ICB. ​+A rede sem fio no ICB, para fins de pesquisa, está implantada em diversos ​locais ​no instituto, como: N1, M1, G2G3H2, H3, H4, e em Laboratórios que contém roteadores wireless compatíveis. Alguns locais próximos à estes poderão ter o sinal mas sem garantia de cobertura. Aqueles que desejarem se conectar através de notebooks/​tablets devem solicitar o cadastro junto à Seção de Informática ​por meio de Chamado (consulte o site [[http://​www.icb.ufmg.br/​wifi]]). Não é permitido o cadastro de celulares e outros tipos de dispositivos. O nome SSID da rede é "ICB" (no caso de Laboratórios,​ o nome da rede será "​bloco-sala-wf"). O acesso à Internet é restrita apenas para a realização de pesquisas utilizando navegadores de Internet como Firefox, Google Chrome, dentre outros. Também foi liberado as portas para acesso FTP e SSH. Para tal, as portas 21, 22, 80 e 443 encontram-se liberadas para o acesso. Todas demais portas, assim como também o uso de softwares P2P, foram bloqueadas. Caso necessite de liberação de algumas portas específicas, gentileza encaminhar os números das portas, o nome do software que as utiliza e a justificativa para análise da GTI/ICB. Também foi criado uma estrutura que permite a identificação de todos os usuários que se conectam nesta rede, por meio dos dados cadastrados,​ com proteções de adulteração.
  
-Como solicitar o acesso: a chefia ou o professor responsável,​ deverá abrir um chamado junto à Seção de Informática do ICB, por meio da Intranet do ICB, informando uma lista com os nomes completos dos usuários com os respectivos logins da MinhaUFMG, e os endereços físicos da placa de rede wireless. Para saber qual é o endereço físico da placa de rede wireless, clique no Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt e depois digite o comando "​getmac -v" (sem as aspas). Este comando poderá listar vários dispositivos de rede presentes no notebook, procure a linha que estiver escrito a palavra "​Wireless"​ ou "​Wifi"​. O endereço físico aparecerá no formato 00:​00:​00:​00:​00:​00 ou 00-00-00-00-00-00 apresentando numeros de "​0"​ a "​9"​ e letras de "​A"​ a "​F"​. ​ A senha provisória será informada após a efetivação do cadastro.+**Como solicitar o acesso:** a chefia ou o professor responsável,​ deverá abrir um chamado junto à Seção de Informática do ICB, por meio da Intranet do ICB, informando uma lista com os nomes completos dos usuários com os respectivos logins da MinhaUFMG, e os endereços físicos da placa de rede wireless. Para saber qual é o endereço físico da placa de rede wireless, clique no Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt e depois digite o comando "​getmac -v" (sem as aspas). Este comando poderá listar vários dispositivos de rede presentes no notebook, procure a linha que estiver escrito a palavra "​Wireless"​ ou "​Wifi"​. O endereço físico aparecerá no formato 00:​00:​00:​00:​00:​00 ou 00-00-00-00-00-00 apresentando numeros de "​0"​ a "​9"​ e letras de "​A"​ a "​F"​. ​ A senha provisória será informada após a efetivação do cadastro.
  
-Como aumentar a cobertura atual: Além dos locais que foram planejados para ter a cobertura inicial, ​futuramentecaso o Teste Piloto promova bons resultados, outros locais poderão contar também com esta rede, desde que sejam fornecidos pontos de acesso cuja marca/​modelo apresente características necessárias para homologação pela Seção de Informática. Durante a homologação,​ será avaliado se o modelo/​marca permite a instalação de firmwares do tipo openwrt, dd-wrt, tomato e assemelhados. Também será avaliado se o modelo/​marca possui memória flash e RAM suficiente para ser inserido na rede sem fio do ICB. Além disso, a versão do firmware deverá conter uma lista de  softwares nativos ou permitir a possibilidade de inserção de novos softwares. Os modelos que estão sendo utilizados até o momento são os seguintes: Linksys WRT54GL v1.1 (homologação com o tomato), Linksys WRT54G V8 (em testes com o dd-wrt), Linksys WRT54G2 V1 (em testes com o dd-wrt)+**Como aumentar a cobertura atual:** Além dos locais que foram planejados para ter a cobertura inicial ​(blocos N1M1G e H), futuramente, outros locais poderão contar também com esta rede, desde que sejam fornecidos pontos de acesso cuja marca/​modelo apresente características necessárias para homologação pela Seção de Informática. Durante a homologação,​ será avaliado se o modelo/​marca permite a instalação de firmwares do tipo openwrt, dd-wrt, tomato e assemelhados. Também será avaliado se o modelo/​marca possui memória flash e RAM suficiente para ser inserido na rede sem fio do ICB. Além disso, a versão do firmware deverá conter uma lista de  softwares nativos ou permitir a possibilidade de inserção de novos softwares. Os modelos que estão sendo utilizados até o momento são os seguintes ​estão descritas no site oficial
  
  
gti/index.txt · Última modificação: 2023/12/11 11:08 por rafael